O presidente do PT e candidato à reeleição, deputado Ricardo Berzoini (SP), afirmou há pouco ao Congresso em Foco que deve vencer as eleições internas do partido “em mais de 20 estados”. “É muito cedo para avaliar, mas o comparecimento está elevado e temos uma votação expressiva”. Leia mais sobre Berzoini
O petista não descartou a possibilidade de vencer as eleições no primeiro turno, mas ressaltou que os cinco principais estados do país vão definir os rumos da eleição. O resultado da eleição para a presidência do PT só deve ser anunciado na próxima semana, uma vez que a eleição está ocorrendo por meio de cédulas de papel e contará com a contagem manual dos votos.
Berzoini concorre à reeleição pela chapa Construindo um Novo Brasil (CNB), antigo Campo Majoritário. O presidente Lula, que apóia a candidatura de Berzoini, elogiou hoje a conduta do parlamentar à frente do partido. (leia mais)
Leia também
Além de Berzoini, outros seis candidatos disputam as eleições para a presidência do PT: Jilmar Tatto, José Eduardo Cardozo , Valter Pomar, Markus Sokol, Gilney Viana e José Carlos Miranda.
Lula 2010
Berzoini classificou como “fato político artificial” a discussão em torno de uma suposta mudança na Constituição que permitiria que o presidente Lula se candidatasse à Presidência da República em 2010.
“Essa obsessão de alguns setores ocorre porque eles não têm como criticar os números do governo. O próprio presidente Lula desautorizou esse debate”, afirmou. O PT quer convocar um plebiscito para 2009 e formar uma assembléia constituinte "exclusiva e soberana" para discutir a reforma política. (Rodolfo Torres)
Leia também