O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, destacou nesta segunda-feira (15) que a economia brasileira está preparada para enfrentar a crise financeira americana. “No Brasil, o mercado está funcionando com absoluta normalidade, ainda que com certo aumento de volatilidade, que é uma conseqüência direta da evolução e do aumento da tensão financeira internacional”, afirmou.
Para o presidente do BC, o país está “usufruindo dos benefícios de ter adotado uma política de aumento da resistência às crises e de estabilização da sua economia”.
A análise de Meirelles corrobora com a do ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ao participar de um seminário em São Paulo nesta segunda, o ministro afirmou que, caso a crise nos Estados Unidos viesse em outros períodos, a situação não estaria confortável para o Brasil.
"O Brasil já estaria de quatro em outras circunstâncias", destacou. “Hoje nós temos reservas de US$ 200 bilhões e os analistas consideram o país uma potencial economia”, complementou Mantega.
Leia também
Hoje foi divulgada a notícia de que o Lehman Brothers, quarto maior banco americano de investimentos, pedirá concordata (benefício concedido por lei para evitar ou suspender a declaração de falência). (Rodolfo Torres)