Fábio Góis
Em decisão unânime entre os analistas econômicos, o Banco Central acaba de elevar a taxa básica de juros (Selic) em 0,5% ponto percentual. O índice foi fixado em 10,75% e, segundo justificativa do Comitê de Política Monetária (Copom), não apresenta viés de alteração (crescimento ou redução).
Segundo o Copom, o aumento na taxa Selic está em consonância com o “processo de redução de riscos para o cenário inflacionário”. A elevação de percentual, entende o comitê, contribuirá para que tal processo seja intensificado.
Trata-se do terceiro aumento consecutivo no juro básico definido pelo Copom. Na primeira alta do ano, na reunião de 28 de abril, o percentual foi elevado para 9,5% (alteração de 0,75%) e, na decisão mais recente, em 9 de junho, o mesmo índice de reajuste elevou a Selic para 10,25%. A próxima reunião do comitê está prevista para os dias 31 de agosto e 1º de setembro.
Confira o comunicado do Banco Central:
“Avaliando a conjuntura macroeconômica e as perspectivas para a inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic para 10,75% a.a. [ao ano], sem viés. Considerando o processo de redução de riscos para o cenário inflacionário que se configura desde a última reunião do Copom, e que se deve à evolução recente de fatores domésticos e externos, o Comitê entende que a decisão irá contribuir para intensificar esse processo.”