Além da denúncia por falsidade ideológica apurada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), outro dado compromete a carreira parlamentar do indicado pelo PMDB para o cargo de ministro da Agricultura, deputado Odílio Balbinotti (PMDB-PR). Levantamento feito pelo Congresso em Foco mostrou que o candidato a ministro teve um percentual de presença nas sessões da Câmara de 66,4% (404 presenças no total de 608 sessões durante os quatro anos da última legislatura).
Com esse percentual, o deputado seria reprovado por faltas, considerando os critérios da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que reprova os alunos com menos de 75% de presença. Esse foi critério usado por este site para criar o ranking dos deputados mais faltosos na Câmara.
Balbinotti justificou 153 faltas pelas chamadas missões oficiais autorizadas ou licenças médias e deixou sem explicação outras 51 ausências. Leia a matéria sobre a faltas dos deputados e o retrospectro de comparecimento do parlamentar paranaense aqui. (Lúcio Lambranho)
Leia também