O avião que levaria o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), de Natal (RN) à Brasília sofreu uma pane em pleno ar nesta tarde. Garibaldi, que era esperado por jornalistas à entrada da presidência da Casa, disse a interlocutores que ficou tranqüilo diante do ocorrido e, apesar de ter sentido forte cheiro de gasolina dentro do avião, mal percebeu o problema.
Fontes ouvidas pelo Congresso em Foco informaram que dois motores da aeronave da TAM (prefixo JJ-3371) teriam deixado de funcionar durante o vôo, o que obrigou o comandante do avião a retornar ao Aeroporto Augusto Severo, localizado na capital do Rio Grande do Norte.
O deputado federal Felipe Maia (DEM-RN), filho do líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN), e o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PSB), também estavam no vôo, além de outros parlamentares do estado. José Agripino comentou há pouco o episódio, agradecendo aos céus o fato de ter sido evitada uma tragédia às vésperas das festas de fim de ano.
"Graças a Deus escapamos de uma tragédia que poderia ter sido terrível, com o presidente do Senado e vários parlamentares do meu estado, com o prefeito da capital. Ainda bem que nada aconteceu, e nós estamos aqui apenas comentando um fato que poderia ser uma tragédia", disse, aliviado. "Que Deus nos livre."
Leia também
Diante da hipótese de uma nova crise aérea, novamente às vésperas do Natal, José Agripino alardeou: "É preocupante, isso é um problema de manutenção de aeronave. Isso deve acender luz amarela piscando nas companhias aéreas como um todo, principalmente quando se aproxima o final do ano, quando a sobrecarga de uso das aeronaves se manifesta".
"Não se pode oferecer ao passageiro o mínimo risco de perigo por problemas técnicos das aeronaves", alertou o senador.
Carona
Após o problema com a aeronave da TAM, Garibaldi Alves deve pegar uma "carona" com o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, que está em Recife e virá para Brasília no avião da Força Aérea Brasileira. A previsão de chegada na Capital Federal é na madrugada desta terça-feira. (Fábio Góis e Erich Decat)
Confira a nota divulgada pela TAM
"Nota de esclarecimento TAM
A aeronave que realizava o vôo JJ 3371 decolou do Aeroporto Internacional de Natal, no Rio Grande do Norte, às 15h17*, com destino a Brasília, e retornou ao aeroporto de origem após a decolagem em virtude de pane elétrica, pousando normalmente às 16h35*. Os 78 passageiros desembarcaram, estão sendo atendidos pelas equipes da TAM no aeroporto de Natal e serão acomodados em outros vôos da Companhia.
*horário de Brasília"
Deixe um comentário