O Brasil tem mais mulheres comandando os Executivos municipais. Segundo levantamento feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as prefeitas respondem por 9,16% das 5.563 prefeituras – 498 – espalhadas pelo Brasil. O número foi dado pelo presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, em coletiva realizada na tarde desta segunda-feira (6).
O número de mulheres, apesar de ser proporcionalmente baixo, vem aumentando timidamente nas últimas eleições. Em 2004, elas ficaram responsáveis por 7,32% das prefeituras, enquanto em 2000, de 5,32%. O aumento não ocorreu na eleição para as câmaras de vereadores. Na eleição de domingo, 12,5% dos eleitos são mulheres – 6.491 -, enquanto em 2004 o percentual foi de 12,64%. "As mulheres avançaram na direção da titularidade das chefias executivas", disse o ministro.
Rapidez
O presidente do TSE afirmou que a apuração do primeiro turno das eleições foi a mais rápida da história da corte eleitoral. A totalização dos votos ocorreu às 13h19 da tarde desta segunda-feira (6). Em 2006, o último voto foi apurado às 14h55 do dia seguinte ao pleito. "Sem nenhum prejuízo para a segurança, o que aconteceu foi um
Leia também
De acordo com o presidente do TSE, o primeiro estado a concluir a totalização dos votos foi o Mato Grosso do Sul e o último, o Pará. “Foi um recorde, sem qualquer prejuízo para a segurança”, afirmou o ministro. (Mário Coelho)