A expectativa de vida no Brasil subiu para 71,9 anos de acordo com dados, de 2005, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2000, a mesma pesquisa revelou o índice de 70,5 anos. O Distrito Federal é a unidade da federação com a maior expectativa, de 74,9 anos, enquanto Alagoas continua com o pior desempenho do país, com 66 anos. ”O Brasil não é um país envelhecido, mas está em amplo processo de envelhecimento”, comentou o gerente de estudos do IBGE, Juarez de Castro Oliveira.
Segundo técnicos do instituto, uma melhora na assistência básica dos estados brasileiros, como saneamento e atendimento à saúde, ajudaram a aumentar a expectativa de vida. O Nordeste foi a região que apresentou as mudanças mais significativas, passando de 67,2 anos, em 2000, para 69 anos, em 2005.
O Sul prosseguiu na primeira colocação como a região com a melhor expectativa, com 73,5 anos. Para os técnicos do IBGE, o Brasil ainda não conseguiu superar a desigualdade econômica entre as regiões, o que influencia diretamente nos índices. Eles estimam, entretanto, uma melhora nas próximas pesquisas para 74 anos, em 2010, e 75 anos, em 2015. (Ricardo Taffner)
Deixe um comentário