Edson Sardinha
Em seu primeiro pronunciamento em cadeia de rádio e TV (veja abaixo), a presidenta Dilma Rousseff anunciou ontem (10) o lançamento, ainda neste trimestre, do Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec). O objetivo da iniciativa, segundo ela, é facilitar o ingresso de jovens nesse tipo de ensino. Dilma disse que a expectativa é repetir com o ensino técnico a experiência do Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas a estudantes de instituições privadas de ensino superior.
“Estou aqui para reafirmar meu compromisso com a melhoria da educação e convocar todos os brasileiros e brasileiras para lutarmos juntos por uma educação de qualidade”, declarou a presidenta. Dilma também ressaltou que o governo está tomando medidas para “corrigir e evitar falhas” no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os dois processos de seleção ficaram em xeque recentemente após apresentarem uma série de problemas na organização.
Dilma ainda anunciou o lema de seu governo. “País rico é país sem pobreza. Este será o lema de arrancada do meu governo. Ele está aí para alertar permanentemente a nós, do governo, e a todos os setores da sociedade que só realizaremos o destino de grandeza do Brasil quando acabarmos com a miséria”.
Assista à íntegra do primeiro pronunciamento da presidenta na TV: