Concebida pelo MPF, a relação de medidas anticorrupção contém 20 anteprojetos de lei com o objetivo de prevenir e punir com mais rigor os crimes de corrupção definidos na legislação pertinente. As proposições também visam assegurar que sejam devolvidos aos cofres públicos recursos desviados por ação de agentes da administração pública.
Leia também
Estão entre os apoiadores da campanha, entre outros, personalidades como Nelson Freitas Junior, Thiago Lacerda, Vanessa Loes, Maurren Maggi, Andrea Kisser, Rodrigo Minotauro, Jorge Pontual, Luana Piovani, Ricardo Macchi, Luciano Szafir e Danilo Gentili. Todos eles confirmaram presença nos atos de entrega das assinaturas. Diversas instituições e entidades de classe também se envolveram com a coleta de assinaturas e confirmaram participação no evento (veja abaixo).
A iniciativa do MPF ganhou força com uma campanha de iniciativa da popular, apartidária, que foi arregimentando apoio com o transcorrer do tempo. Durante os oito meses desde o anúncio das proposições, os idealizadores dessa mobilização se articularam pelo país e, nesta terça-feira, finalmente farão chegar à PGR e ao Congresso a adesão de milhões de signatários ao esforço anticorrupção.
Haverá todo um rito de entrega das medidas e das assinaturas que as amparam. Às 14h, a documentação será entregue em solenidade no auditório Juscelino Kubistchek, na sede da PGR. Neste momento, o MPF devolverá à população as adesões coletadas desde o início da campanha, permitindo que os próprios cidadãos se encarreguem de fazer a entrega das medidas ao Congresso. Ao todo, cem voluntários receberão pacotes com mil assinaturas cada um.
Em seguida, às 15h, o grupo deixará a PGR em caminhada ao Congresso, a cerca de um quilômetro de distância. A entrega das medidas está prevista para as 16h, quando o Hino Nacional será cantado. O MPF vai disponibilizar à sociedade um site para acompanhamento da tramitação das matérias em tempo real, com registro sobre o voto de cada deputado e senador em cada uma delas.
“A ferramenta é mais uma forma de a sociedade cobrar e seguir o resultado positivo desta ação”, diz o MPF. “Em um momento tão tenso e delicado no cenário político brasileiro, a população clama pelo fim da corrupção, por ações mais cristalinas e por políticos que coloquem os interesses do povo acima dos próprios, e não o contrário, como vemos acontecer cotidianamente no país.”
Confira a relação de movimentos que confirmaram participação no ato:
Comitê Cidadão do Amazonas
Ordem dos Ministros do Evangelho no Amazonas
Federação das Indústrias do Tocantins
Igreja Fonte da Vida
Associação Mulheres da Inconfidência
Igreja Batista Central
Comunidade Cristão da Zona Sul em Belo Horizonte
Eu te amo meu Brasil
Celebrando a Restauração
Igreja Batista Pioneira de Blumenau
Fecomércio – MS
Sesc
Senac
IPF
Instituto MS Competitivo
Escoteiros
ONG Turma do Bem
Terceira Igreja Batista de Brasília
Comunidades das Nações
Instituto de Fiscalização e Controle
Aliança Batista Mundial
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep)
Federação das Associações Comerciais do Paraná
Associação Comercial e Empresarial de Toledo (PR)
Grupo Cidadão Alerta
Projeto Laços de Apoio ao Brasil
Instituto Democracia e Liberdade
Prefeitura de Curitiba
Sociedade Evangélica Beneficente
Corajosamente Éticos
Ágape Church
Mude – Chega de Corrupção
Associação Batista de Curitiba
Instituto de Engenharia do Paraná
Mais Brasil Eu Acredito
Rede Inspire
Igrejas com Propósito
Rádio Cidade
União de Defesa da Cidadania Francana
Vem pra Rua
Política Viva
Igreja Batista do Recreio
Ação Jovem Brasil
Junta de Missões Sociais
Convenção Batista Brasileira
Comunidade Cristã de Curitiba
Aliança Cristão Evangélica Brasileira
Arquidiocese de Curitiba