Thomaz Pires
O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, pediu “perdão por seus pecados” durante uma cerimônia na tarde desta quinta-feira (7) em Brasília. A afirmação foi feita diante de uma platéia de servidores que assistiam à posse de diretores da rede pública de ensino em Taguatinga, cidade próxima ao centro da capital.
Na retratação, o governador disse compreender a indignação da população pelas imagens gravadas por seu ex-secretário de Relações Institucionais, Durval Barbosa. No material, Arruda aparece recebendo maços de dinheiro. De acordo com o denunciante, o dinheiro foi usado para o pagamento de propinas em um esquema operado pelo próprio governador, na época ainda candidato ao governo.
“Perdoo, a cada dia, os que me insultam. Entendo as suas indignações pelas forças das imagens. E, sabem por que eu perdoei? Porque só assim eu posso também pedir perdão dos meus pecados”, desculpou-se Arruda diante dos servidores.
Arruda também admitiu ter cometido erros e voltou a dizer que os últimos 40 dias serviram para ele perdoar seus adversários. O governador também disse ter atraído seus adversários por ingenuidade e que são movimentos característicos da política.
“Talvez, ingenuamente, permiti que esses interesses contrariados ficassem tão próximos de nós. Devo também ter cometidos erros, é claro. E todos os dias, eu tenho nesses 40 dias… Eu quero dizer a vocês, de coração mesmo, que eu já perdoei todos os que me agrediram”, argumentou.
Ganhador da mega sena
Ao contrário do tom conciliador e de arrependimento, o discurso de Arruda no início da semana era bem diferente e recheado de ironia. Na reunião para a apresentação do novo corpo do secretariado, alterado em função da crise instalada no governo, Arruda foi irônico a se referir ao sentimento de “injustiça e perseguição” usando uma piada.
Ele fez menção a um comentário que disse ter ouvido de um varredor de rua. Segundo o governador, o trabalhador havia comentado que o ganhador da mega sena teria sido o próprio Arruda. Após soltar uma gargalhada, o governador complementou a história dizendo que a atual perseguiçao é tão grande que seu nome aparce envolvido até com o prêmio milionário.
Ao pedir desculpas agora, Arruda parece repetir a tática que usou para retornar à política depois que se viu forçado a admitir que violara o sigilo do painel eletrônico do Senado na votação da cassação do ex-senador Luiz Estevão. Nas campanhas para deputado e governador que se seguiram ao episódio – em que teve de renunciar ao mandato de senador para não ser cassado -, Arruda pedia perdão pelo erro cometido e implorava do eleitor uma nova chance.
Leia mais:
– Vídeos contra Arruda se espalham na internet
– Acompanhe a cobertura sobre o mensalão do Arruda
– Manifestantes articulam novos protestos Fora Arruda
– Leia a íntegra do inquérito
– Veja os vídeos que atingem o governo de Arruda
– Brasilienses ficam associados a mensalão de Arruda