Edson Sardinha
O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), e seu vice, Paulo Octávio (DEM), vão repetir a aliança nas eleições de 2010. Nota divulgada pela presidência nacional do partido diz que Paulo Octávio descartou a possibilidade de concorrer ao Senado e que só encabeçará a chapa à reeleição se Arruda vier a “assumir novos desafios eleitorais”.
Ainda de acordo com a nota, assinada pelo deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente nacional da legenda, o vice-governador transferiu para 2014 sua “disposição” de tentar o governo do DF.
Em 2006, Paulo Octávio perdeu internamente a disputa com Arruda. Um acordo costurado nos bastidores previa que o empresário e então senador seria o candidato do partido ao governo em 2010, com uma eventual candidatura do atual governador ao Senado. Desde a posse, os dois têm adotado um sistema de administração compartilhada, no qual o vice também tem participação efetiva nas decisões de governo.
A decisão do vice de adiar suas pretensões eleitorais e evitar uma batalha interna com o colega de partido foi saudada por Rodrigo Maia. “Agradeço ao vice-governador pela sua dedicação e sua generosidade no exercício da vida pública”, disse o presidente nacional do DEM.
Único governador do partido, Arruda deve ter o ex-governador Joaquim Roriz (PSC) e o ex-ministro dos Esportes Agnelo Queiroz (PT) como principais adversários na disputa pela reeleição no próximo ano.