O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), quer esperar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a criação da CPI do Apagão Aéreo na Câmara para avaliar a instalação de uma investigação no Senado. "O ideal será esperar a decisão do STF", disse, ao chegar ao Senado, durante a manhã de hoje. "A Câmara tem o precedente", ressaltou.
O senador, que já declarou ser contra a instalação da CPI no Senado, garantiu que dará toda a tramitação regimental ao requerimento de criação – verificação das assinaturas, pedido de parecer do departamento jurídico para atestar que há fato determinado para uma comissão e prazo para que os líderes indiquem seus membros. "Tenho adotado todo procedimento padrão em caso de CPI".
Apesar da contrariedade do PSDB (leia), o líder do Democratas, senador José Agripino (RN), pretende apresentar o pedido de criação da CPI amanhã. Ele garante já ter pelo menos 29 assinaturas, duas a mais que o exigido pelo regimento. Segundo o portal G1, a estratégia do senador é coletar mais assinaturas até esta quarta, para evitar que a retirada de alguns nomes na verificação coloque o requerimento em risco. (Carol Ferrare)
Leia também