Surfando em sua popularidade recorde e na companhia da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, o presidente Lula não poupou elogios às mulheres durante discurso para as prefeitas e primeiras-damas municipais que participam do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, evento que será encerrado hoje.
Ao lado de três ministros, entre eles Dilma – cotada como candidata do PT à Presidência da República em 2010 –, Lula destacou ontem (10) que apenas 9,8% das prefeituras são administradas por mulheres.
Leia também
"Daqui a alguns anos, quando um outro presidente da República estiver conversando com vocês, a gente pode ter 50% de prefeitos e 50% de prefeitas, a gente pode ter mais mulheres do que homens na administração pública", afirmou Lula, complementando que as mulheres ainda sofrem preconceito.
"Nós sabemos que não é fácil a mulher entrar na política, porque ainda tem muito preconceito no Brasil e em outros lugares", argumentou.
O petista classificou como uma "evolução" a chegada das mulheres ao poder em dois países da América do Sul: Michelle Bachelet no Chile, e Cristina Kirchner, na Argentina.
"Hoje, na verdade, muitas vezes as mulheres até no seu anonimato estão na frente, porque elas são mais corajosas quando precisam ser corajosas, elas são mais ousadas quando precisa de ousadia, elas são mais, eu diria, destemidas do que nós, homens."
Enquanto Lula discursava, a platéia que participava do painel “Direitos das Crianças e dos Adolescentes” registrava o momento com câmeras de celulares e respondia ao presidente com aplausos e palavras de incentivo.
Lula pediu às primeiras-damas municipais que acompanhem os programas federais pela internet, parte deles geridos por Dilma, e os levem às suas cidades. "Vocês podem mudar a lógica do papel da primeira-dama no país", afirmou. "Não tenho dúvida nenhuma da importância de uma companheira na vida de um administrador", complementou.
O tom de aconselhamento adotado no discurso dirigido aos prefeitos em nada lembrava as duras críticas feitas momentos antes pelo presidente à imprensa. Na abertura do evento, Lula atacou os veículos de comunicação que associaram o encontro com os prefeitos a uma promoção da ministra Dilma, apontada como principal nome no PT para a sucessão presidencial em 2010.
"São pessoas pequenas. Eu, graças a Deus na minha vida, nunca tive bondade. Nunca tive um favor, nunca fui eleito porque a imprensa brasileira me ajudou", disparou o petista. "Não posso permitir insinuações grotescas com uma reunião que tem objetivo de mudar o patamar definitivo das relações entre os entes federados", emendou.
Prefeitos querem mais
Enquanto Lula falava para as mulheres, prefeitos de todo o país discutiam paralelamente o pacote anunciado pelo governo para as prefeituras.
O presidente assinou um pacote de bondades em favor dos municípios. São duas medidas provisórias, três decretos e um projeto de lei encaminhado ao Congresso – uma delas abre uma linha de crédito para compra de ônibus que fazem transporte escolar (leia mais).
De acordo com o petista Francisco Costa, prefeito da cidade de São Francisco (PI), o parcelamento em até 20 anos das dívidas dos municípios com o Instituto Nacional de Serviço Socia
Deixe um comentário