Está em curso neste momento, no plenário da Câmara dos Deputados, a abertura do ano legislativo de 2008. A solenidade, que tem como anfitrião o presidente do Congresso e do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), conta com a presença de autoridades do Executivo, do Judiciário das Forças Armadas e, obviamente, do próprio Parlamento.
Agora há pouco, houve um ritual de tiros de canhão na área gramada do prédio do Congresso, anunciando o encontro dos Três Poderes num rápido ato no Salão Negro do Senado. Participaram do rito, ciceroneados por Garibaldi Alves, a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Gracie Northfleet; a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff; o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia; além dos deputados e senadores membros da Mesa Diretora do Congresso e representantes das Forças Armadas.
Com um pequeno atraso (marcada para as 16h, a abertura formal dos trabalhos do Congresso começou dez minutos depois), já no plenário da Câmara, Garibaldi fez uso da palavra para “inaugurar a segunda sessão legislativa ordinária da 53ª legislatura". "Declaro, pois, aberta a sessão e instalados os trabalhos da 53ª legislatura, convocando a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional”, – o que foi feito pela banda oficial do Exército, diante da bandeira nacional virtualmente projetada no telão do plenário.
Leia também
Neste momento, a ministra Ellen Gracie lê a mensagem do Judiciário para o Congresso. (Fábio Góis)
Aguarde mais informações