A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) notificou quatro empresas aéreas – TAM, BRA, Ocean Air e Pantanal – por venderam passagens para o aeroporto de Congonhas. Na segunda-feira (23), a Anac havia proibido as vendas de vôos saindo de Congonhas por tempo indeterminado. Ontem, no entanto, as quatro empresas foram flagradas vendendo as passagens no próprio saguão do aeroporto.
À tarde, a Anac decidiu estabelecer um limite para a proibição. A agência liberou as vendas para os vôos que serão feitos a partir do dia 30. De acordo com a agência, a proibição havia sido feito porque, após o acidente com o avião da TAM, o aeroporto entrou em colapso. Essa semana, muitos vôos foram transferidos para o aeroporto de Guarulhos e outros foram cancelados, o que reduiziu significamente o fluxo de Congonhas.
Por esse motivo, a Anac entendeu que, a partir do dia 30, a movimentação do aeroporto poderá voltar ao normal, principalmente porque algumas companhias, como a Gol, já estão reformulando seus itinerários para reduzir o número de conexões em Congonhas.
Leia também
As empresas notificadas ontem (25) ainda poderão recorrer da decisão. Caso seja confirmada, a multa para cada empresa pode chegar a R$ 10 mil e terá que ser paga em até seis meses após a decisão final. (Soraia Costa)