O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, viajará a quatro países do Oriente Médio, na próxima semana, para tratar do conflito na Faixa de Gaza. Entre 11 e 13 de janeiro, o chanceler brasileiro terá compromissos oficiais em Jordânia, Israel, Palestina e Síria.
Ele começa pela capital da Síria, onde será recebido pelo presidente Bachar Al-Assad e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Wallid Muallem. No mesmo dia, segue para Jerusalém, onde manterá encontro com a ministra dos Negócios Estrangeiros de Israel, Tzipi Livni.
No dia seguinte, em Ramalá, Amorim terá reuniões de trabalho com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, com o Primeiro-Ministro Salam Fayaad, e com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Riad Malki.
Em 13 de janeiro, cumpre programação em Amã, onde estão previstos encontros com o Rei Abdullah II e com o Ministro do Exterior Salah Bashir. O calendário do ministro brasileiro foi divulgado em um comunicado do Ministério das Relações Exteriores (MRE) na tarde de hoje (8).
Leia também
Segundo o comunicado, o objetivo da visita é apoiar os esforços para um cessar-fogo imediato, o alívio da situação humanitária e o "estabelecimento de uma paz duradoura na região".
No texto, o MRE diz que a visita ocorre na sequência de contatos mantidos por Amorim com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, o presidente palestino, o secretário-geral da Liga Árabe, Amr Mahmoud Moussa, a secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, e os Ministros dos Negócios Estrangeiros de Israel, França, Egito, Turquia, Espanha, Suíça e Síria. (Mário Coelho)
Deixe um comentário