De celebridade instantânea na internet a vereadora mais votada em Natal (RN). A professora potiguar Amanda Gurgel, 31 anos, teve uma carreira meteórica em pouco mais de um ano e meio. Integrante do corpo docente municipal e estadual no Rio Grande do Norte, ela agora parte para o desafio de exercer o cargo de vereador com mais de 8,6% dos votos válidos – o mais alto índice atingido pelos candidatos às câmaras municipais de todas as capitais do país.
Entre aqui para pesquisar a ficha dos candidatos
Tudo sobre as eleições de 2012
Leia também
Ela alcançou projeção nacional em maio do ano passado, quando foi publicado no You Tube um vídeo em que criticava a situação dos professores no país. Conquistou assim o status de celebridade da internet em razão de um depoimento dado em audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Até hoje, o vídeo já foi visualizado 2,2 milhões de vezes.
Em junho de 2011, esteve em Brasília para acompanhar uma sessão da Comissão de Educação da Câmara. Na época, disse que não tinha tempo para pensar se aproveitaria o status alcançado com o desabafo gravado na câmara local. Porém, já vinha viajando com o presidente nacional do PSTU, Zé Maria, participando de movimento de professores.
Não sou uma heroína, diz Amanda Gurgel
Veja o vídeo
PublicidadeUm ano depois, decidiu se candidatar a uma vaga na Câmara Municipal de Natal pelo PSTU. Deu certo. Amanda obteve uma votação acachapante pela coligação Frente Ampla de Esquerda. Até agora, com 99,45% dos votos apurados, ela teve o apoio de 32.716 eleitores (8,61% dos votos válidos). Seu desempenho foi ainda maior do que o simulado em pesquisas de opinião, que projetavam 25 mil votos para a socialista.
Além de garantir sua vaga, conseguiu outras duas para candidatos de sua coligação, que também contou com o apoio do Psol. Sandro Pimentel (Psol) recebeu 1.392 votos, enquanto Marcos do Psol (Psol) teve 714, de acordo com os números disponíveis até agora. Depois de Amanda, o candidato mais votado na cidade foi Rafael Motta (PP), com 9.397.
“É um desejo de mudança muito grande que as pessoas têm. Muitas estão revoltadas com a atual forma de fazer política”, disse Amanda ao Congresso em Foco, minutos antes de fazer seu discurso da vitória em Natal. Fez uma campanha com o apoio dos dois partidos. Até pela profissão, tem um patrimônio modesto, cuja maior conquista é uma casa avaliada em R$ 65 mil. Sua prestação de contas não estava disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).