Rudolfo Lago
O deputado e ex-senador Almeida Lima (PMDB-SE) será o presidente da comissão espeical que vai analisar a reforma política. O nome de Almeida Lima foi confirmado hoje à tarde. O deputado foi eleito pelos integrantes da comissão. Ele recebeu 37 votos dos 41 membros titulares da comissão. Eleito, Lima designou o deputado Henrique Fontana (PT-RS) relator da comissão.
Em discurso após tomar posse, Almeida Lima disse que a sociedade exige do Congresso a reforma política “mais ampla e profunda possível”. Tanto Almeida Lima como Fontana defendem que as mudanças que vierem a ser aprovadas valham já a partir das próximas eleições municipais no ano que vem.
Ex-senador, Almeida Lima começou seu mandato no Senado, filiado ao PSDB, como profundo adversário do governo Lula. Depois, em consequência de questões políticas estaduais, transferiu-se do PSDB para o PMDB e foi se aproximando do governo e, principalmente, dos líderes do PMDB no Senado, José Sarney (PMDB-AP) e Renan Calheiros (PMDB-AL). Nas crises que os atingiram, Almeida Lima foi um dos principais defensores dos dois no Senado.
Leia também