Aliados da presidente Dilma Rousseff apresentaram na sessão de julgamento desta quarta-feira (31) um requerimento para votar separadamente as perguntas a serem respondidas pelos senadores. De acordo com a solicitação, os parlamentares devem votar a perda de mandato e a perda de direitos políticos de maneira independente, e não em apenas uma votação. O objetivo dos aliados da petista é preservar seus direitos políticos de Dilma.
“A defesa da presidente Dilma entende que seria necessário que isso acontecesse, até porque, a desproporcionalidade entre aquilo que ela é a acusada e a pena é clara”, disse Humberto Costa (PT-PE) antes do início da sessão.
O ex-presidente Fernando Collor (PTC-AL) criticou a proposta. “Agora se que dar uma interpretação fatiada da Constituição”, argumentou o senador, que foi alvo de processo de impeachment e renunciou antes do julgamento pelo Senado para não perder os direitos políticos, em 1992. “É difícil para mim entender uma discussão como essa, sr. presidente”, disse Collor.