O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), candidato à reeleição, dará duas palestras em “programa de ambientação” inédito aos deputados eleitos a dois dias da eleição da nova mesa diretora da Casa.
Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, a "ambientação", denominada de Encontro Parlamentar da 53ª Legislatura, começa às 9h30 do dia 30 com um discurso de Aldo. À tarde, Aldo volta a falar aos colegas sobre o funcionamento da Casa. A hospedagem, com direito a acompanhante, será paga pela Câmara. Só com a estadia, o gasto total aproximado será de R$ 79 mil.
Aldo Rebelo negou aos repórteres Letícia Sander e Silvio Navarro que o evento possa ser usado como atividade de campanha. "A Câmara deve prestar recepção e informações sobre o funcionamento da Casa. E é natural que o presidente da Câmara faça as boas-vindas."
Leia também
Todos os deputados estão convidados a participar. Mas a agenda está voltada aos novatos – 236 dos 513 deputados. Até ontem, 211 já tinham confirmado presença.
O candidato do PSDB à presidência da Câmara, o deputado Gustavo Fruet (PR), criticou o fato de o evento ocorrer às vésperas da eleição. "Aula se dá no exercício da presidência, e não antes", afirmou. Até o fechamento da edição do jornal, Arlindo Chinaglia (PT-SP), que também disputa a vaga, não havia respondido à reportagem.
No evento, de acordo com o programa, os deputados ouvirão explanações sobre "a relação com a mídia, o processo legislativo, a elaboração do orçamento e a gestão estratégica". Além de Aldo, estão previstas palestras de diretores técnicos da Casa e de Inocêncio Oliveira (PL-PE), primeiro-secretário da Câmara, responsável pelos serviços administrativos.
A direção administrativa da Casa também decidiu adiantar 50% da cota de passagens a que cada deputado tem direito para que eles venham a Brasília para o seminário e a posse sem custos adicionais de transporte.