Segundo a Agência Brasil, o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), disse neste domingo que não disputará a reeleição para o cargo porque isso significaria apresentar candidatura, iniciativa que não tomará.
"Na Câmara, há muitos nomes capazes de unificar a instituição, de propor uma agenda que dê à Casa o papel de destaque e a importância que ela deve ter no debate e na busca de soluções para os desafios que o país enfrenta e enfrentará no próximo ano", afirmou Aldo, conforme matéria da repórter Flávia Albuquerque, da agência oficial de notícias do governo federal.
Aldo Rebelo assumiu hoje interinamente, pela primeira vez, a Presidência da República. Lula transmitiu o cargo no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, pouco antes de seguir para Brasília, de onde embarcaria rumo a Venezuela. O vice-presidente, José Alencar, está impossibilitado de substituir Lula porque se encontra em tratamento de saúde nos Estados Unidos, onde se submeterá a uma cirurgia na próxima terça-feira, dia 14.
Primeiro comunista a assumir a Presidência no país, Aldo se impôs um comportamento discreto. A transferência do cargo foi feita em cerimônia rápida e simples, à qual somente os cinegrafistas tiveram acesso. Lula, que lhe desejou boa sorte, volta amanhã mesmo da Venezuela. "Eu sei que essa responsabilidade tem uma dimensão muito importante, resultado da vida democrática madura que o nosso país está alcançando", disse Aldo.
Leia também
Questionado sobre a formação do segundo governo Lula, o deputado respondeu que o assunto está a cargo do presidente, que saberá conduzir a questão. E acrescentou: "Todos nós torcemos para que seja bem-sucedido, porque seria bom para o país e para a população que o presidente consiga formar um governo que lhe dê sustentação no Congresso e tenha bom diálogo com a oposição".