O presidente da Câmara, Aldo Rebelo, participa hoje e amanhã do 5º Fórum dos Parlamentos de Língua Portuguesa (FPLP), em Luanda, Angola. Durante o evento, Aldo quer discutir a inclusão da cooperação parlamentar no âmbito do tratado que criou a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). "É preciso conferir uma missão institucional permanente, de sentido duradouro, à cooperação entre os países da comunidade", declarou. Além de Brasil e Angola, estarão no encontro representantes de Portugal, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
Na avaliação de Aldo, a CPLP, hoje, compõe um universo demográfico, econômico, cultural e comercial de grande importância. "O Brasil, ao participar dessa comunidade, valoriza sua presença geopolítica e diplomática. E essa relação tem como referência o grupo que reúne os parlamentares desses países, que são responsáveis por várias iniciativas e projetos de cooperação que reforçam a importância da comunidade". O presidente da Câmara citou a área da educação como um destaque nessa cooperação.
Leia também
Em Luanda, Aldo Rebelo, atual presidente do fórum junto com o presidente do Senado, Renan Calheiros, passará o cargo ao presidente da Assembléia Nacional da República de Angola, Roberto Victor de Almeida. Aldo acredita que a gestão brasileira na presidência do Fórum de Parlamentos de Língua Portuguesa (FPLP) foi positiva.Ele explicou que foi possível incentivar a integração e a aproximação entre os países, com a aprovação do Estatuto do FPLP e a criação do site do fórum na internet.
Integram a delegação brasileira os deputados Alceu Collares (PDT-RS), Paes Landim (PTB-PI), Reginaldo Germano (PP-BA) e Maninha (Psol-DF), que também participará do Encontro de Mulheres Parlamentares. A comitiva brasileira retorna no domingo.