O deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), presidente da Câmara, disse hoje (7) que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de considerar inconstitucional a cláusula de barreira não irá interferir na sucessão na Câmara. "[A decisão] não tem impacto porque já é consenso que todos os partidos podem ter candidatos", disse.
De acordo com reportagem de Andreza Matais, da Folha Online, o presidente da Câmara disse que a decisão do STF fortalece a democracia no país. "A liberdade política é como a liberdade religiosa e a liberdade de imprensa. Quanto mais ampla for a liberdade existente no país, mais profunda e duradoura é a democracia", declarou.
Para o deputado federal Roberto Freire (PE), presidente do MD (fusão do PPS, PHS e PMN), a fusão está mantida independente da deliberação do STF.
"O partido saúda a decisão do Supremo, que é democrática. A Ação Direta de Inconstitucionalidade também foi proposta por nós. Porém, a fusão vai continuar", disse. Ainda de acordo com a Folha Online, a fusão do PL e do Prona, que resultou no PR, também será mantida; além da fusão do PTB com o PAN. Nesse último caso, não houve mudança de nome porque o PAN foi incorporado ao PTB.
Leia também
Deixe um comentário