O candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, comemorou ontem a melhora de seu desempenho nas pesquisas de intenções de votos, registrado em consultas do Datafolha e do Vox Populi. Na pesquisa do Datafolha, Alckmin subiu de 22% para 29%. O presidente Lula oscilou de 45% para 46%. Mesmo com a melhora, se a eleição fosse hoje, Lula seria reeleito no primeiro turno por ter mais de 50% dos votos válidos.
Na pesquisa do Vox Populi, o crescimento de Alckmin foi ainda maior e chegou a 32%, enquanto o candidato petista caiu de 49% para 45%. A avaliação dentro do PSDB é de que o principal fator do crescimento de Alckmin foi sua exposição nas inserções partidárias no rádio e na TV. Os tucanos também creditam a subida nas pesquisas ao aumento do nível de conhecimento do eleitorado do candidato e uma consciência maior do que chamam de desmandos de Lula no governo.
"Nosso potencial de crescimento é enorme e está relacionado com a exposição de Alckmin nos nossos últimos programas. Mas é claro que alguns episódios como o do MLST podem ter contribuído também para a queda de Lula", declarou o coordenador da campanha de Alckmin, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE).
Leia também
Ao saber do resultado, Alckmin afirmou que ficou surpreso, e disse que começar o jogo com 29% é muito melhor do que imaginava. "Recebo esse resultado primeiro com humildade, porque a campanha ainda nem começou. Mas também com enorme entusiasmo, por saber que minha mensagem está sendo compreendida principalmente pela população de mais baixa renda. Eu só era conhecido por 53% do eleitorado, mas 29% é um piso muito bom para começar. Sabia que com igualdade de condições no rádio e na TV eu iria crescer".
Deixe um comentário