Continuam entre PSDB e PT as preferências do eleitorado para a prefeitura da maior cidade da América Latina. Primeira pesquisa DataFolha deste ano, a ser veiculada na edição de amanhã (16) da Folha de S.Paulo (já distribuída hoje para algumas bancas), mostra que o ex-governador tucano Geraldo Alckmin e a ministra do Turismo, Marta Suplicy, lideram as intenções de voto do eleitorado para a prefeitura de São Paulo.
Enquanto Alckmin surge com 29% das intenções de voto, a petista obteve 25% – ou seja, empate técnico, quando considerada a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. Na seqüência, aparecem o atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), com 12% das preferências, tecnicamente empatado com Paulo Maluf (PP), com 10%. Em seguida aparece a deputada federal Luíza Erundina (PSB) com 8%.
A disputa entre Alckmin e Kassab pode trincar – ou mesmo romper – a longeva e histórica aliança entre tucanos e democratas em São Paulo. De um lado, Alckmin tem a intenção de ser eleito prefeito já nas próximas eleições de outubro, ao invés de concorrer ao pleito de governador em 2010, como quer um setor do partido. Ele considera que, caso a estratégia fosse seguida, ficaria muito tempo longe dos holofotes e negociações políticas.
Leia também
Já Kassab tem a intenção de ser reeleito com o apoio do PSDB, para que em 2010 sua legenda defina, em retribuição, o apoio a Alckmin para o governo de São Paulo. Enquanto a indefinição prossegue, Marta Suplicy, com seu status de ministra e um legado petista (leia-se lulista) à disposição, não tem nada a ver com isso e corre por fora, podendo surpreender. Um possível racha entre PSDB e DEM facilitaria as coisas para ela. (Fábio Góis)