De volta ao Brasil após uma temporada de quatro meses nos Estados Unidos, o ex-governador de São Paulo e candidato derrotado nas eleições presidenciais de 2006 Geraldo Alckmin (PSDB) fez duras críticas ao presidente Lula. Em uma entrevista coletiva concedida no saguão do Aeroporto de Cumbica assim que desembarcou, ele afirmou que o Brasil está perdendo oportunidades de crescer.
"O Lula ganhou um novo mandato, mas o Brasil não ganhou um novo governo. Já se passaram seis meses e nenhuma reforma, seja a política, trabalhista, tributária ou a continuação da previdenciária andou. Enquanto isso continuam os casos de corrupção no governo. O primeiro ano é o das reformas. Se não fizer agora, não faz mais", avaliou.
Alckmin não quis comentar seus planos políticos para o futuro – as possibilidades mais cogitadas são disputar a prefeitura de São Paulo ou a presidência do PSDB.
"Ainda é muito cedo para discutir isso; a eleição está longe e vamos avaliar o melhor momento para conversar sobre o assunto. Além do mais, não estou pensando em cargos", despistou. Ele disse que, por enquanto, quer apenas ajudar o partido a se organizar nacionalmente e colaborar para fortalecer a oposição a Lula.
Leia também
"Vou voltar em caravana aos 27 Estados brasileiros e ao Distrito Federal para agradecer os quase 40 milhões de votos nas eleições. Me sinto com bastante ânimo e pronto para trabalhar como um soldado do partido", anunciou. Cerca de 100 militantes tucanos aguardavam o ex-governador com faixas e cartazes no aeroporto. (Carol Ferrare)