A edição deste domingo do jornal Folha de S. Paulo, que já começou a circular na capital paulista, revela que as intenções de voto no governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), cresceram depois que o seu nome foi lançado como candidato tucano a presidente da República. Realizada pelo Datafolha, esta é a primeira pesquisa eleitoral divulgada desde o anúncio oficial de sua candidatura.
Na pesquisa anterior feita pelo Datafolha, Alckmin tinha, na disputa de primeiro turno, 17% dos votos dos entrevistados e o presidente Lula (PT), 43%. Agora, ele está com 23% e Lula permaneceu estável: 42% (a queda de um ponto percentual está dentro da margem de erro do levantamento). O ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PMDB) passou de 11% para 12%.
Conforme a pesquisa, também caiu a diferença entre Alckmin e Lula na eleição em segundo turno, embora ainda seja grande a vantagem do presidente. Lula, que tinha 53% na pesquisa anterior, agora aparece com 50%. E o governador paulista, que estava com 35%, conseguiu 38% das preferências dos entrevistados.
Segundo o Datafolha, 33% das pessoas consultadas disseram que não votarão em Lula em nenhuma hipótese. No caso de Alckmin, a taxa de rejeição foi de 16%.
Leia também
O instituto entrevistou 3.801 brasileiros com mais de 16 anos de idade, em 180 municípios de todos os estados da federação, entre 16 e 17 de março. A margem de erro máxima, de acordo com o Datafolha, é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.