O candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, chamou o ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz (PMDB, candidato ao Senado, de "grande comandante” e comparou o peemedebista a uma das principais referências dos tucanos, o ex-governador Mário Covas. "Tive em São Paulo, como vice-governador, um bom professor, fui co-piloto de um grande comandante: Mário Covas. Abadia, vice-governadora, é co-pilota de um grande comandante: Joaquim Roriz", disse.
O discurso de Alckmin encerrou o evento de lançamento da candidatura de Maria de Lourdes Abadia (PSDB) ao governo do Distrito Federal. Há menos de um mês, Alckmin esteve em Brasília para prestigiar o lançamento de uma outra chapa ao governo do DF, encabeçada pelo deputado José Roberto Arruda (PFL).
Dando seqüência à estratégia de tentar colar sua imagem a candidaturas regionais, Alckmin dividiu ontem o palanque com Roriz e disse que, diferentemente do "governo do faz-de-conta do Palácio do Planalto", fará, se ganhar a eleição, um "governo do dito e feito", a exemplo da gestão do peemedebista. "Lá, do outro lado, no Palácio do Planalto, tem o governo do faz-de-conta. Faz de conta que não viu, que não ouviu, que não sabia da corrupção. Neste palanque é o governo do dito e feito.
Aqui se assume compromisso e se cumpre. É o palanque de quem diz e faz", disse.
Leia também
Alckmin voltou a enfrentar a "saia justa" de ter de administrar os palanques rivais do PSDB e do PFL em várias localidades do país. Há 20 dias, o tucano foi ao lançamento do candidato do PFL ao governo local, José Roberto Arruda. Ontem, enquanto Alckmin aparecia ao lado de Roriz, o candidato a vice na sua chapa, senador José Jorge (PFL-PE), estava em um churrasco com Arruda.
Hoje, Alckmin viaja para a Europa, onde terá agenda em Portugal e na Bélgica. Ele estará acompanhado do presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE)."Vamos ter uma política muito ousada no sentido de acordos internacionais. Nós estamos tendo uma política externa em que as questões ideológica e partidária estão à frente da questão nacional."