O senador Airton Sandoval (PMDB-SP) foi sorteado, nesta terça-feira (5), relator da denúncia do senador José Medeiros (Pode-MT) contra o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) por quebra de decoro parlamentar. Airton Sandoval terá cinco dias úteis – contados a partir da intimação do senador Lindbergh – para aceitar ou não aceitar a denúncia 2/2017, encaminhada ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.
<< Depois de salvar Aécio e senadoras contra reforma trabalhista, Conselho de Ética acolhe denúncia contra Lindbergh
Leia também
<< Depois de livrar Aécio, Conselho de Ética arquiva denúncia csenadoras para “pacificar a Casa”
— Eu sei que pra mim é um peso grande, sou um novato na Casa ainda e já chegar aqui e relatar contra um companheiro mais antigo. Mas alguém precisa fazer isso. Nós não podemos continuar aceitando coisas que aconteçam dessa natureza nessa Casa, que é uma das instituições mais importantes do nosso país — disse Airton Sandoval.
José Medeiros afirma que Lindbergh “impediu a continuidade regular” de reunião do Conselho de Ética, no dia 8 de agosto, em que era analisada denúncia contra as seis senadoras que haviam protestado contra a votação da reforma trabalhista. Elas foram absolvidas pelo Conselho.
Medeiros exige uma medida disciplinar pelo comportamento do líder do PT. Segundo ele, Lindbergh teria “ofendido” e “agredido” os parlamentares presentes, questionado a autoridade do Conselho e do presidente do colegiado, senador João Alberto Souza (PMDB-MA), além de ter “incitado o tumulto” na reunião.
<< Em tempo recorde, Comissão de Ética aceita julgar senadoras que ocuparam Mesa Diretora contra reforma trabalhista
<< Presidente do Cesentação contra Aécio um mês depois do protocolo