Curt Nees*
O dia (1º de outubro) já vem raiando… e temos a grande oportunidade de pelo menos minimizar a agonia que nos atormenta há mais de 500 anos. Vamos às urnas neste domingo. Vamos mostrar, até para justificar a campanha da Justiça Eleitoral "Pense e vote. O Brasil é tão bom quanto o seu voto", que pensamos, votamos e que o nosso voto é tão bom quanto o Brasil. Vamos mostrar que somos capazes de pensar e de votar, e lembrar que somos os patrões daqueles que, em Brasília ou nos estados, nos devem o lugar que ocupam, nos devem os seus salários, nos devem as suas benesses e que, com raríssimas exceções, nos devolvem alguma coisa.
É chegada a hora, e não vamos deixar de cumprir nosso dever (uma obrigação, pelas leis brasileiras) de votar e tentar, de alguma forma, mudar o quadro triste que se nos apresenta, em especial nos últimos tempos.
O corporativismo, os cabides políticos, o nepotismo, o voto secreto – este sempre usado nas votações para nos iludir – deverão e poderão agora ser derrubados com uma única ação de nossa parte, o nosso voto. Este, sim, secreto. É só você e sua consciência. Use-o para o bem do país, para o bem do povo brasileiro. Veja se o atual presidente e o seu governador fizeram o melhor pelo nosso país e pelo seu estado, na sua opinião. Veja as alternativas que se apresentam como oposição.
Leia também
Veja os escândalos que abalaram Brasília nos últimos meses. Veja se os que lá estão, no Congresso, merecem ou não continuar a representá-lo na capital federal. Faça o mesmo em relação aos seus representantes na Assembléia Legislativa. Veja as propostas dos que se apresentam como alternativa. Analise tudo, analise todos. Discuta com seus familiares, troque idéias com os amigos e tente acertar, na pior das hipóteses, nos menos piores. E não esqueça que temos bons políticos, políticos sérios, comprometidos. O problema é achá-los em meio a tantos outros, cujos interesses são tão somente pessoais. Procure, procure, procure. Você tem até o próximo domingo para achá-los. Um bom voto a todos.
Permita-me o uso de uma frase que não é minha mas que cabe como uma luva neste momento: "Que vença o Brasil!".
Fui!!! Esperançoso num Brasil melhor!
* Curt Nees é publicitário em Jaraguá do Sul (SC).