O senador Aécio Neves (PSDB-MG) seria presidente da República com 35% dos votos do eleitorado, se as eleições fossem hoje, de acordo com o Datafolha. Na simulação, ele derrotaria o ex-presidente Lula (PT) com dez pontos de vantagem. As informações são da Folha de S.Paulo.
Em terceiro lugar nas intenções de voto, a ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (PSB) seria opção de 18% do eleitorado. Luciana Genro (PSOL), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), e Eduardo Jorge (PV) alcançaram 2% cada um.
No levantamento do Datafolha, 11% disseram que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos nomes apresentados. Outros 5% afirmaram não saber em quem votar.
O instituto de pesquisa também fez uma simulação de pleito presidencial com o nome do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), no lugar de Aécio.
Neste caso, Alckmin ficaria atrás de Lula e Marina, que empatariam em primeiro lugar com 26% e 25%, respectivamente. A margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou para menos.
O atual governador ficaria em terceiro lugar com 20%. Paes e Luciana Genro alcançariam 3% cada um. Eduardo Jorge ficaria com 2%. Brancos, nulos e nenhum somam 14%. Indecisos, 7%.
Leia também