Presidenciável do PSDB, o senador Aécio Neves conquistou neste domingo (5) a vaga na disputa contra a presidenta Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, no segundo turno. Até o momento, ele obteve 34,3% de 92,8% dos votos apurados.
A candidata do PSB Marina Silva liderou grande parte das pesquisas de intenção de voto, mas sua vantagem sobre o tucano diminuiu na última semana e eles estavam em situação de empate técnico. Nas últimas pesquisas, divulgadas ontem, o parlamentar apareceu numericamente à frente da pessebista.
Aécio havia caído para a terceira posição na corrida presidencial após a entrada de Marina no páreo, em substituição ao ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), morto em um acidente aéreo em meados deste ano.
Leia também
Ex-ministra e ex-senadora, Marina Silva chegou até a aparecer à frente da petista em simulações de segundo turno. Ela ficou em terceiro lugar, mesmo resultado que obteve em 2010.
Com esse resultado, PT e PSDB vão disputar segundo turno pela quarta vez consecutiva. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu José Serra (PSDB) em 2002. Foi reeleito em 2006 contra Geraldo Alckmin (PSDB). Em 2010, Dilma superou Serra.
Hoje, Dilma não quis se manifestar sobre contra quem preferia o embate no próximo dia 26, alegando que seria “desrespeito”.