O Conselho de Ética da Câmara confirmou hoje (10) a absolvição do deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força – acusado pelo Ministério Público de participar de esquema de fraudes no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Por sete votos a três, os deputados aprovaram o relatório de José Carlos Araújo (PR-BA), para arquivar a representação do PSOL, baseada na Operação Santa Tereza, da Polícia Federal. O parecer substituiu o de Paulo Piau (PMDB-MG), rejeitado na semana passada.
No documento, Araújo descreve a reunião que rejeitou o relatório de Piau e defende Paulinho. “Não há uma única prova de dinheiro na conta do Paulo, da mulher dele; não há prova de desvio no BNDES; não há prova de um telefonema dizendo que vão pôr dinheiro na conta do Paulo”, disse Araújo ao Congresso em Foco, após a reunião do Conselho, na tarde desta quarta-feira.
Apesar de absolvido pelos colegadas, o deputado do PDT ainda responde a dois inquéritos, derivados da Operação Santa Tereza, no Supremo Tribunal Federal. Se o STF admitir que Paulinho foi beneficiado pelo esquema, Araújo defende a abertura de nova representação contra ele no Conselho de Ética. (Eduardo Militão)
Como votaram os deputados hoje
A FAVOR DA ABSOLVIÇÃO
Fernando Melo (PT-AC)
Wladimir Costa (PMDB-PA)
Dagoberto (PDT-MS)
Abelardo Camarinha (PSB-SP)
Marcelo Ortiz (PV-SP)
Hugo Leal (PSC-RJ)
José Carlos Araújo (PR-SP)
CONTRA A ABSOLVIÇÃO
Paulo Piau (PMDB-MG)
Moreira Mendes (PPS-RO)
Ruy Pauletti (PSDB-SP)
Leia também: