A revista IstoÉ dessa semana revela que o empresário paulista Abel Pereira participou de, pelo menos, uma reunião para liberação de recursos no Ministério da Saúde. A reportagem apresenta uma fotografia que foi tirada em 2002 no gabinete do ex-ministro da Saúde, Barjas Negri (PSDB). Com ele, estão Abel e o ex-prefeito de Jaciara (MT), Valdizete Martins Nogueira (PPS).
Na ocasião, segundo a revista, eles tratavam da liberação de cerca de R$ 500 mil para a ampliação do hospital municipal de Jaciara. Entretanto, o motivo da presença de Abel, que está sendo acusado de ser o operador da máfia das ambulâncias nesse período, é uma incógnita, já que o ex-ministro afirmou várias vezes que o empresário nunca interferiu na liberação de recursos do ministério.
No entanto, a Polícia Federal (PF) encontrou indícios da interferência de Abel na negociação de recursos, exatamente, para o município mato-grossense. Além disso, os R$ 495 mil solicitados para a ampliação do hospital foram liberados em 12 dias, período muito pequeno para a aprovação de convênios dessa natureza.
Por fim, a obra foi realizada pela empresa Cicat, que foi a única a participar da licitação. Detalhe, o proprietário da Cicat é o próprio Abel.