Um abaixo-assinado virtual exige a saída do ministro Gilmar Mendes do Supremo Tribunal Federal (STF). Atualmente, ele é o presidente da Suprema Corte e tem um mandato de dois anos à frente da instituição.
O motivo do abaixo-assinado se deve aos dois habeas corpus concedidos por Mendes na semana passada ao banqueiro Daniel Dantas, acusado de tentativa de suborno e crimes financeiros.
“Nós, cidadãos brasileiros, estarrecidos pelos acontecimentos da última semana, quando vários criminosos, entre eles DANIEL DANTAS, foram liberados graças à intervenção do Ministro GILMAR MENDES, do Supremo Tribunal Federal, exigimos a saída do Ministro GILMAR MENDES DO STF”, diz o abaixo-assinado. (confira)
A decisão de libertar Dantas provocou uma crise no poder Judiciário. “O regime democrático foi frontalmente atingido pela decisão, proferida em tempo recorde, desconstituindo as 175 páginas da decisão, que decretou a prisão temporária de conhecidas pessoas da alta sociedade brasileira”, destaca um documento assinado por um grupo de 26 procuradores regionais da República da 3ª Região, em São Paulo, após o segundo habeas corpus a Dantas.
Leia também
Por sua vez, a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) manifestou, por meio de nota, “integral apoio” às críticas que as associações fizeram à decisão do Supremo.
“Condutas como esta engrandecem e dignificam as entidades, que de forma inflexível exigem o integral cumprimento das garantias e prerrogativas constitucionais postas a seus membros, para atuarem em defesa da sociedade brasileira”, afirmou a Conamp. (Rodolfo Torres)
Deixe um comentário