Uma boa ideia não exige nem grande experiência de vida nem muito dinheiro para ser implantada. Na Campus Party, maior evento de cultura digital do país, foram apresentados vários casos de pessoas que souberam aproveitar a internet para implantar projetos que estão dando certo.
O que mais me impressionou foi relatado por Sebastián Alegría Klocker. Ele tem 15 anos, vive em Santiago, no Chile, e inventou um sistema que permite avisar sobre o início de tremores através do Twitter alguns segundos antes que eles sejam percebidos.
O sistema, inventado por Sebastián quando tinha 14 anos, não poderia ser mais simples. Foi montado com sensores de US$ 50 cada, capazes de captar os primeiros tremores antes de eles se tornarem perceptíveis para os seres humanos.
Leia também
O sistema funciona com dispositivos Quake Alarm Detector, espalhados por cidades de várias regiões do Chile, e é controlado por uma placa de Arduino (artefato eletrônico que possibilita interações entre hardware e software). Assim, quando os sensores são atividados, a mensagem é enviada pelo perfil @AlarmaSismos.
Veja o vídeo com a apresentação de Sebastián na Campus Party:
Publicidade
Saiba mais sobre a Campus party
Esse e vários outros vídeos podem ser vistos no canal da Campus Party