Pesquisa realizada pelo instituto Datafolha aponta que 63% dos brasileiros são a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) em função das revelações do esquema de corrupção da Petrobras descoberto pela Operação Lava Jato. No entanto, somente 12% das pessoas pesquisadas, sabem que caso a presidente Dilma seja afastada do cargo, existe a possibilidade de que o pemedebista Michel Temer assuma o poder.
Além disso, a pesquisa Datafolha também mostra que a indignação do eleitor com o PT chegou a tal ponto que até mesmo o ex-presidente Lula perderia para o senador Aécio Neves (PSDB) em um eventual embate eleitoral. A pesquisa fez uma projeção de cenário em caso de novas eleições por conta de um eventual impeachment. Caso Dilma fosse cassada, o tucano já sairia com 33% de intenções de voto contra 29% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Os dados constam da nova pesquisa Datafolha, divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo. O instituto ouviu 2.834 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Ainda segundo o Datafolha, 75% das pessoas são a favor das manifestações deste domingo.