Os líderes de três partidos oposicionistas entregaram hoje (29) ao presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), folhas com mais de 20 mil assinaturas de passageiros que apóiam a instalação da CPI do Apagão Aéreo. Os deputados Onyx Lorenzoni (DEM-RS, ex-PFL), Antônio Carlos Pannunzio (PSDB-SP) e Fernando Coruja (PPS-SC) afirmaram que as assinaturas foram colhidas nos cinco principais aeroportos do país, durante dois finais de semana.
Eles dizem que há mais 10 mil assinaturas que pedem a investigação da crise do setor aéreo por uma comissão de inquérito, mas por causa dos atrasos dos vôos, as folhas não puderam chegar hoje a Brasília.
O Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir se a CPI do Apagão Aéreo será ou não instalada. O Congresso terá que acatar a decisão da Corte. Desde ontem, havia a possibilidade do ministro Celso de Mello, que analisa a questão, divulgar o resultado.
A oposição conseguiu o número de assinaturas suficientes para abrir a comissão, 171, como pede a Constituição. O presidente da Câmara, inclusive, chegou a determinar a abertura da CPI, mas o líder do PT na Casa, Luiz Sérgio (PT-RJ), entrou com um parecer em que questionava a falta de fato determinado para a instalação.
Leia também
O Plenário votou se a CPI deveria ou não ser arquivada. Trezentos e oito deputados votaram pelo sim, 141 pelo não e seis abstenções. (Lucas Ferraz)
Deixe um comentário