O senador Renan Calheiros (MDB-AL) voltou a criticar o correligionário Michel Temer e afirmar que o governo é comandado pelo deputado cassado Eduardo Cunha (MDB-RJ), preso na Operação Lava Jato desde 2016. Na noite desta quarta-feira (17), em sua conta no Twitter, o senador afirmou que “Eduardo Cunha não nomeou apenas os vices da Caixa, mas todo governo Temer”.
<< Após ameaça do Ministério Público, Temer afasta vice-presidentes da Caixa suspeitos de corrupção
Leia também
Pressionado, Temer afastou nessa terça-feira (16) os quatro vice-presidentes da Caixa a pedido do Banco Central. Antes, o Ministério Público Federal (MPF) já tinha pedido que os vices fossem afastados, mas Temer e sua equipe econômica decidiram não acatar a recomendação. Após o BC também pedir o afastamento, Temer decidiu afastá-los. Pelo menos quatro vice-presidentes, além do próprio chefe do banco, Gilberto Occhi, são investigados nas operações Sépsis, Cui Bono e Patmos.
Renan disse ainda que Cunha “sempre teve três metas: influir nas delações transferindo suas responsabilidades; aprovar o impeachment e governar”.
Essa não é a primeira vez que Renan afirma que Cunha é quem dá as cartas no governo de Temer. Em 22 de novembro, quando Marun foi cotado pela primeira vez para assumir a Secretaria de Governo, o alagoano afirmou que Temer deveria indicar Cunha para o ministério que cuida da articulação política do governo.
Após passar duas semanas sem publicar na rede, na primeira postagem de 2018, Renan publicou no domingo (14) que começava “a contagem regressiva para o fim desse governo Temeroso”. Desde o início do ano passado, Renan se descolou do governo Temer. O senador criticou o correligionário e acabou gerando um “mal-estar”, desde então, parte da bancada do partido passou a pedir que ele deixasse a liderança da sigla no Senado.
No fim de junho, ao anunciar sua saída da liderança, Renan afirmou que estava se “libertando de uma âncora pesada e injusta”. Em aceno ainda mais claro à oposição do governo Temer, Renan acompanhou Lula em sua passagem por Alagoas, durante a caravana do petista pelo nordeste.
<< Renan diz que Temer deve nomear Cunha em vez de Marun para articulação: “Continua influente”