*Luana Viana
O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) e ex-ministro do Meio Ambiente do governo Bolsonaro (PL) desistiu de concorrer à prefeitura de São Paulo nesta segunda-feira (5).
A decisão do deputado foi tomada após discordâncias com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto. O presidente do partido acredita que precisam lançar uma candidatura mais afinada à centro-direita para fazer uma oposição melhor sucedida contra o deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) e define Salles como pertencente à “extrema-direita”.
A confusão entre o Salles e Valdemar Costa Neto se intensificou, após críticas feita pelo deputado ao presidente da legenda em seu twitter, em que afirma que o PL, na realidade não representa o conservadorismo, nem o liberalismo e não são de direita, pois sempre farão parte do governo.
Vou explicar: Valdemar, através do Dep. Antonio Carlos Rodrigues, ex-ministro da Dilma e ATUAL elo de ligação do PL com o PT, tem 1 Secretaria e 2 subprefeituras na administração Nunes, que não apoiou Bolsonaro ano passado e ainda disse ao Estadão não querer ser o candidato da…
Leia também
— Ricardo Salles (@rsallesmma) June 3, 2023
Apoio de Bolsonaro
Após a repercussão das falas de Ricardo Salles e demonstrações de apoio da família Bolsonaro à reeleição do candidato do MDB, Ricardo Nunes, nas semanas que se passaram, Salles comentou em sua conta do twitter fez críticas ao movimento dos partidos.
“O centrão ganhou. A direita perdeu”, confirmando a sua desistência na corrida.
O apoio que a família Bolsonaro vem dando a Ricardo Nunes ficou marcado em dois eventos recentes. O primeiro deles quando o atual prefeito de São Paulo foi chamado para o palco durante o evento PL Mulher, no dia 6 de maio, e, no dia 21 de maio, o deputado Eduardo Bolsonaro acompanhou o Nunes e o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (PL-SP), na entrega de títulos de posse de terra na Arena Corinthians, na Zona Leste da capital.
Na sexta-feira (2), Tarcísio, Nunes e o ex-presidente Bolsonaro participaram de uma solenidade em São Paulo, demonstrando mais uma aproximação entre o prefeito e o ex-presidente, o quê aumentou o isolamento de Salles no PL.
Porém, ao ouvir apelos para dar seu apoio a Ricardo Nunes, Bolsonaro respondeu em tom de brincadeira, que ainda tinha “muita tubaína” para tomar com Nunes antes que o “namoro” virasse “casamento”.
Apesar da resposta não assertiva do ex-presidente, a candidatura de Salles foi retirada e o apoio do PL ao Ricardo Nunes para a reeleição à prefeitura de São Paulo tem se desenhado.
*Estagiária sob supervisão da edição da editora Iara Lemos