O IFood, plataforma de entregas por delivery, foi alvo de ataque de um funcionário da própria empresa na noite desta terça-feira (02). Frases como “Lula Ladrão” e “Bolsonaro 2022″ foram colocadas no lugar dos nomes dos restaurantes.
As imagens do aplicativo dominaram as redes sociais durante a noite. Além de frases pró-Bolsonaro, o autor do ataque também usou frases como ” Vacina Mata”, “Petista Comunista”e “Marielle Franco Peneira”, em referência à vereadora morta a tiros no Rio de Janeiro em 2018.
Investigações internas apontaram que as modificações foram feitas por um operador de atendimento interno da plataforma, que tinha acessos para ajustar as informações dos restaurantes.
Em comunicado, o IFood confirmou que as alterações não se tratavam de um ataque hacker, mas sim de autoria de um funcionário de uma empresa prestadora de serviços para a plataforma. A plataforma de delivery se manifestou nas redes sociais.
Leia também
O incidente foi causado por meio da conta de um funcionário de uma empresa prestadora de serviço de atendimento que tinha permissão para ajustar informações cadastrais dos restaurantes na plataforma, e que o fez de forma indevida.
— iFood (@iFood) November 3, 2021
A empresa informou, ainda, que os nomes dos restaurantes estavam sendo reestabelecidos e que os dados de pagamentos salvos no aplicativo ficam disponíveis somente no próprio celular dos usuários.
“Aproximadamente 6% dos estabelecimentos cadastrados na plataforma tiveram seus nomes alterados. A empresa tomou medidas imediatas para sanar o problema e proteger os dados de restaurantes, consumidores e entregadores”, disse a empresa.