Estudo do Observatório Legislativo Brasileiro (OLB) aponta que Jair Bolsonaro aprovou 27,7% dos projetos enviados ao Congresso Nacional este ano, o pior desempenho de um presidente da República desde a redemocratização. As informações são do UOL.
O melhor desempenho deste mandato foi registrado em 2020, quando Bolsonaro alcançou 42,9% das propostas aprovadas. O estudo atribuí o resultado do ano passado à aprovação de pautas urgentes em razão da pandemia, como a criação do Auxílio Emergencial e do orçamento de guerra. Já em 2019, primeiro ano de governo, somente 30% das pautas enviadas pelo Planalto foram aprovadas no Legislativo.
Segundo a pesquisa, os dois presidentes que mais tiveram aprovação no Congresso ao longo da história foram Lula (PT) em 2007, com 90,5% de êxito, seguido de Itamar Franco, em 1993, quando os parlamentares aprovaram 84,6% das propostas enviadas pelo governo.
Antes de Bolsonaro, o pior desempenho era da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que aprovou somente 33% de suas proposições em 2014.
Leia também
Elaborada pelo OLB do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), vinculado à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a pesquisa levanta os projetos apresentados pelo Executivo à Câmara dos Deputados, e avalia a proporção entre todos os textos as aprovados naquele ano pelo Congresso.