A Associação Brasileira de Criminalística (ABC), parceira do Prêmio Congresso em Foco 2023, acredita que a premiação é uma forma de “ mostrar para os deputados e senadores que a prova pericial é instrumento importante para fazer justiça social”. “ A construção de um país com menos desigualdade social e econômica, mais justo e com maior segurança passa pelo fortalecimento da perícia de natureza criminal”, afirmou o presidente da ABC, Marcos Antônio Contel Secco.
A Associação Brasileira de Criminalística é uma entidade com caráter federativo, fundada em 1977, sem fins lucrativos, com sede e foro em Brasília, que congrega as entidades representativas dos peritos oficiais, ativos e inativos, da União, dos Estados e do Distrito Federal. Esta é a primeira que vez a ABC apoia o prêmio mais importante da política brasileira.
O Prêmio Congresso em Foco 2023 será lançado na próxima terça-feira (28), às 18h30, quando será apresentada a versão preliminar do regulamento desta edição. A partir do dia seguinte você poderá contribuir com sugestões para aprimorar as regras do jogo.
Leia também
A exemplo dos anos anteriores, a escolha dos premiados será feita por três públicos distintos: pelos jornalistas que cobrem as atividades do Congresso; por um júri especializado, com representantes de diferentes setores da sociedade; e pela população, que votará por meio de processo acompanhado de perto pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).
Criado em 2006, o prêmio é uma iniciativa do Congresso em Foco que tem como finalidade distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a cidadania a acompanhar seus representantes de modo ativo, assim como a participar plenamente da vida política.
A realização do projeto, iniciado em 2006, só é possível graças ao apoio de várias entidades parceiras. Além da ABC, já confirmaram apoio ao prêmio deste ano, até agora, a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), a Federação Brasileira das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz). Outros parceiros estão se juntando a essa lista e em breve terão seus nomes anunciados.