O Congresso em Foco Talk dá sequência nesta quinta-feira (30), às 18h30, à segunda live da série “Propostas da Economia Verde para o Brasil” que se propõe a ampliar o debate sobre caminhos de convergência entre política, economia e meio ambiente. O tema desta semana é Bioeconomia e Turismo de Natureza. Participam do debate Jaime Prado, da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), Ana Tulia Macedo, da Natura, e Rodrigo Góes, do Instituto Semeia.
A conversa conta, ainda, com a presença do diretor do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), André Lima, e terá a mediação da editora do Congresso em Foco, Júlia Schiaffarino.
Acompanhe ao vivo:
Esta série de lives é resultado de uma parceria com IDS e o Instituto Clima e Sociedade (ICS). Ao final dos debates será formatado um documento a ser entregue aos presidenciáveis, contendo propostas de políticas ambientais para o fomento a uma economia verde no Brasil.
Leia também
Mundialmente a bioeconomia movimenta cerca de 2 trilhões de euros e gera 22 milhões de empregos, conforme dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)
Entende-se por bioeconomia um modelo de produção que tem por base o uso de recursos biológicos em lugar dos fósseis e não renováveis. Considerado megabiodiverso, ao reunir mais de 70% das espécies vegetais e animais do planeta, o Brasil tem um potencial invejável para atividades com viés bioeconômico, dentre elas o turismo.
Assim, durante o programa os convidados apresentarão um panorama da atividade no Brasil, elencando os desafios a médio e longo prazo, bem como as políticas de incentivo existentes e aquelas das quais o setor ainda carece. O emprego de novas tecnologias e as peculiaridades turísticas das diferentes regiões do país, bem como quanto o turismo sustentável representa para a economia brasileira também estarão em evidência.
Outro aspecto que merecerá atenção especial durante a live será a capacidade do país de promover a interação entre agricultura e indústria, incentivando o desenvolvimento de métodos inovadores, garantindo uma posição competitiva ao país.