Ministério cada vez mais embolado

Roseann Kennedy*


A rebelião do PMDB nas indicações dos ministros adiou o anúncio oficial de novos integrantes da equipe de Dilma Rousseff. A previsão era de que, nesta sexta-feira à tarde, a presidente eleita confirmasse os nomes de sua equipe política e também os de outros integrantes do restante da Esplanada.
 
Mas, na madrugada desta sexta (3), a cúpula peemedebista entendeu que o anúncio a prestação enfraqueceria a legenda na briga pelo loteamento político das pastas, e agora a pressão é para a confirmação ser feita em bloco.


O PMDB sustenta que até o momento somente o PT foi contemplado. De fato, o partido da presidente eleita vem conquistando a maior parte dos espaços. E depois de todo o imbróglio em torno da escolha do ministro da Saúde, o PT voltou a ser cogitado para a pasta.


Segundo interlocutores petistas, inicialmente ao falar sobre quem escolheria para a Saúde, Dilma Rousseff sempre dizia que “queria um Jatene”. Isso não significa que ela queria exatamente o ex-ministro Adib Jatene, mas alguém com um nome famoso, reconhecido em todo o país.


Coincidência ou não, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, está reunido com Dilma desde as 9h da manhã. Ele seria anunciado para permanecer no cargo, mas com a confusão no PMDB voltou a ser cotado para a Saúde.
 
A semana está terminando e em vez de a escolha dos ministros de Dilma começar a ter uma linha, fica cada vez mais embolada. Se os critérios fossem focados em competência e desempenho, seria mais correto e fácil formar a equipe. Em vez disso, cada hora os requisitos ficam mais centrados no loteamento, seja partidário, regional ou mesmo de gênero.
 
Porque a tentativa de Dilma é de acomodar os interesses dos partidos aliados, colocar pessoas de outros estados e regiões – já que até o momento as escolhas só prestigiaram políticos de São Paulo – e ainda garantir uma cota para mulheres. 

* Comentarista política da CBN, Roseann Kennedy escreve esta coluna exclusiva para o Congresso em Foco

Outros textos da colunista

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!