Estamos mudando o site. Participe enviando seus comentários por aqui.

Do you remember Trump? And Bolsonaro?

4) Correndo livre pela extrema-direita, Bolsonaro tende a receber, como já vem recebendo, o apoio de todas as variáveis dentro do espectro direitista. E aí se aglutinam os evangélicos radicais, que defendem posições ultraconservadoras como a homofobia e a misoginia. De mistura com os grupos mais endinheirados que se unem na chamada bancada bancário/empresarial/ruralista, para quem dinheiro não é problema. Até o momento, Bolsonaro corre livre e só. Nem precisa olhar para o lado. Não tem concorrente.

Uso profissional das redes sociais

5) Poucos candidatos – sim, vamos usar o termo, embora a campanha ainda não esteja oficialmente na rua – usam com tanta competência as redes sociais como Bolsonaro. Ele conta com uma equipe que atua tanto na produção quanto na veiculação do material pelas mais diversas plataformas, do WhatsApp ao Facebook, do Instagram ao Twitter. Como são mensagens curtas e eficazes, com apelo à indignação e alicerçadas na linguagem humorística, têm trânsito livre nas redes sociais. São daquelas que o receptor assiste e imediatamente compartilha. Por isso viralizam com facilidade. E chegam onde precisam chegar.

6) E chegam, sim, em todos os públicos, mas, principalmente... no público jovem! Uma olhada mais cuidadosa nas pesquisas permite perceber que, há muito tempo, Bolsonaro não cresce apenas no eleitorado maduro, em que historicamente a direita se abriga. Vem crescendo consistentemente junto ao eleitorado jovem, o mais suscetível à linguagem rápida e direta de seu discurso. É assustador.

Consideradas as condições elencadas acima, e a histórica oscilação entre os extremos ao longo da história, dá pra se preocupar. Toda vez que a extrema-esquerda ocupa o poder durante algum tempo, a tendência é, na reviravolta, a extrema-direita subir ao pódio.

É ou não é pra ligar o desconfiômetro?

 

<< A hora dos aventureiros – o país balança perigosamente num cipó esgarçado

<< Não há inocentes. Todos são cúmplices

Continuar lendo