Venceremos a Corrupção, uma corrida contra o tempo

Ao longo da última década, pudemos fazer parte de um período iluminado e efervescente da história da cidadania no Brasil. Se antes de 2003 contávamos apenas com dois marcos regulatórios importantes para a cidadania - a Lei de Improbidade Administrativa (1992) e a Lei da Responsabilidade Fiscal (2000) - hoje o “arsenal” da cidadania conta ainda com a Lei da Transparência (2009), a Lei da Ficha Limpa (2010) e a Lei do Acesso à Informação Pública (2011). E aguardamos, para o início de 2014, a aprovação da lei da reforma política por iniciativa das organizações da sociedade.

Sem falar em outras boas lutas no Congresso, como o fim do foro privilegiado para políticos e autoridades e do voto obrigatório para os cidadãos eleitores, além da aprovação do voto aberto nas votações de cassação de parlamentares. Quando todo esse marco regulatório da representação política estiver completo, ninguém dúvida que o Brasil emergirá mais forte, mais consciente e mais cidadão do que nunca.

Afinal de contas, é justamente isso que a sociedade deseja e deixou bem claro nas manifestações de rua.

E agora neste final de semana as organizações da cidadania promoveram uma boa agitação em Brasília. Ontem foi realizada a quarta edição da Corrida e Caminhada Venceremos a Corrupção.

A Esplanada dos Ministérios abrigou o evento, que aos poucos já vai se tornando parte do calendário de manifestações da cidadania na cidade. Na organização, algumas organizações que foram e são fundamentais para o desenvolvimento de uma cultura de cidadania atuante nos últimos anos: o Instituto de Fiscalização e Controle/IFC, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral/MCCE, e diversas entidades de servidores das carreiras de Estado, como Auditar, Unacon, Sindilegis e o CNPG.

Pois esta é a verdadeira corrida. Não basta correr de vândalos ou de uma política despreparada; precisamos correr atrás de propostas e soluções objetivas e eficientes de políticas públicas. E mostrar aos melhores da classe política que a sociedade quer e está preparada para, juntos, construirmos um verdadeiro pacto de cidadania para um Brasil mais maduro, consciente e autônomo. Mas, claro, sem deixar de lado a participação em manifestações e eventos como este da 4ª Caminha e Corrida Venceremos a Corrupção.

Leia outros textos sobre Ficha Limpa
Veja mais sobre o Brasil nas ruas

Mais sobre corrupção

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!