Vaias em Nice mostram os efeitos de um mau gerenciamento de crise

Lentidão na gestão da crise em Nice gera vaias ao premier

As vaias recebidas pelo primeiro-ministro francês, Manuel Valls, durante cerimônia em homenagem às vítimas do atentado terrorista de Nice, são uma demonstração da insatisfação da sociedade. Em 18 meses, os franceses já sofreram com três atos de terror em grande escala e o clima de tensão é visível e crescente.

A sociedade cobra, em tempo real, por medidas preventivas de governantes e a indignação cresce com a divulgação das imagens transmitidas nos canais de mídia digitais.

Gerenciamento de crise é um dos capítulos principais em media training, com sugestões e estratégias do que se deve fazer antes, durante e depois de problemas com a imagem e a reputação de quem esteja no centro da crise em questão. As vaias em Nice mostram o que pode acontecer quando se descuida de certas providências recomendadas em qualquer bom manual de crise.

[+] saiba mais

(+) Artigo de João José Forni sobre barbárie

(+) Forni: sete passos para gerenciar uma crise

 

Juízes e WhatsApp vivem "entre tapas e beijos" no Brasil

Na mesma semana em que o Tribunal de Justiça do Distrito Federal deu mostras da boa convivência com o aplicativo, ao adotar o WhatsApp para o envio de intimações dos Juizados Especiais Cíveis e da Fazenda Pública do DF, uma juíza do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou o bloqueio do dispositivo de mensagens, provocando muita reação nas redes.

A juíza Daniela Barbosa de Souza exigiu que o Facebook (proprietário do WhatsApp) cedesse informações de conversas de suspeitos de crimes investigados no país, num processo que corre em segredo de Justiça. O impacto da ação é enorme: no Brasil há mais de 100 milhões de usuários do aplicativo.

Depois de seis horas fora do ar, o WhatsApp voltou ao funcionamento com liminar do presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, mas a medida ainda vai render muitos posts irados.

[+] saiba mais

 

Mulher de Trump é acusada de plagiar Michelle Obama

Quem assistiu ao vídeo ficou impressionado com as partes idênticas do discurso de Melania Trump, mulher de Donald Trump, à fala de Michelle Obama na convenção do Partido Democrata, em 2008.

A acusação de plágio da mulher do candidato republicano dominou o noticiário e se tornou o centro das atenções. O episódio é o bom mote para reflexão sobre a importância da autenticidade, um princípio básico na construção de discursos públicos. Sob a ótica da comunicação, o discurso da ex-modelo vai causar ainda mais danos à credibilidade tão cara ao marido-candidato.

[+] saiba mais

[+] veja o vídeo

 

Ansiedade pela chegada do Pokémon Go domina internautas

A internet brasileira foi tomada por uma “crise de ansiedade” com a notícia da possível chegada do Pokémon Go ao Brasil. Não havia confirmação, mas o boato se espalhou e dominou o ambiente das redes. O aplicativo é o grande fenômeno desta temporada.

A campanha e os memes nas redes sociais são uma forma de os jogadores brasileiros pressionarem para que o game chegue logo por aqui e eles possam sair às ruas caçando as criaturinhas Pikachu, Zubat, Snorlax e outros bichinhos fofos.

[+] saiba mais

[+] saiba mais

 

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!