Congresso em Foco

Sócrates e a Lei de Gérson

23.05.2017 22:32 7
Atualizado em 30.05.2017 15:23

Reportagem
Publicidade

7 respostas para “Sócrates e a Lei de Gérson”

  1. Sellene Ghenov disse:

    Bela iniciativa! Apreciei o conteúdo. Parabéns à dupla!

  2. André Sathler Guimarães disse:

    Excelente texto. Parabéns!

  3. mariossergio disse:

    Faz sentido, mas será que há uma ponta nesse novelo? Não a vejo.

    E apenas uma correção: Gerson não diz ceeerto, diz cerrrto.

  4. Xiko Acis disse:

    Realmente a natureza humana é de difícil compreensão. Em termos da história da humanidade, podemos dizer que descemos das árvores, pouco mais de 5 minutos.
    Contudo, creio eu, que o tema ética e moral para nós brasileiros, tem um ruído histórico que ainda não foi corrigido. Na verdade, nas minhas andanças e estudos, poucas pessoas conseguem definir ética e moral de forma estruturada e convincente.

    Perdemos isso desde 1964 quando a ditadura militar tirou a filosofia das escolas. Aprendemos valores familiares, valores religiosos e até valores cívicos, que vocês sabem, não tem nada a ver com a ética e moral.

    Em 2006 voltou a obrigatoriedade da filosofia nas escolas. Porém não havia mais filósofos para ensinar de forma estruturada. Professores de outras disciplinas assumiram a missão, mas como sabemos, ética e moral mora no campo da filosofia e, é lá que os conceitos estruturados podem florescer.

    Sou professor de ética e meu desafio é ensiná-la em outras formações como Administração de Empresas por exemplo. Em um curso de graduação de 2.400 horas nesse campo do saber, apenas 40 horas é dedicada a ética e moral.

    Você sabem que não há como passar conceitos mais estruturados com esse tempo. Assim, vamos formando administradores como Joesley’s, Marcelo’s e outros do mesmo calibre. Isso ocorre também na medicina, na economia, etc.

    Se quisermos ter a oportunidade de, em outras gerações e não na nossa, termos um pensamento ético e moral estruturado, deveremos começar a ensinar ética desde a tenra idade por filósofos. Assim que sabe a Lei de Gerson um dia será esquecida.

    Abraços e parabéns pelo espaço.

  5. Pedro Gontijo disse:

    Muito interessante…temos que parar de ficar apensa satisfeitos com a última notícia do último plantão jornalístico. Precisamos mesmo rever os clássicos e com a ajuda deles repensar o hoje. É ler os clássicos para responder nossos interrogantes de hoje. Parabéns pela iniciativa.

  6. Marcelo De Souza Cleto disse:

    Muito bom, vale a pena ler e refletir.

  7. Parabéns!
    Claro, oportuno, verdadeiro!
    Em boa hora…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie

Receba notícias também via