Os municípios e o Brasil, na visão de jovens estudantes

O Congresso em Foco começa a publicar hoje, na seção Fórum, os textos vencedores do Projeto Jovem Senador, promovido pelo Senado. O concurso, aberto a estudantes de 16 a 19 anos de idade que cursam o segundo ou o terceiro ano do ensino médio na rede pública, teve um tema muito apropriado em 2012: “Meu município, meu Brasil”. Um assunto atualíssimo, em tempos de disputa por royalties do petróleo e por maior participação dos municípios no bolo dos repasses federais.

Os 27 finalistas foram premiados com notebooks, medalhas, certificados e a publicação de seus textos em um livro que será produzido pelo Senado. As escolas dos três primeiros colocados receberam computadores para uso coletivo.

O primeiro lugar ficou com a estudante alagoana Layane Rayelly Silva Marinho, da Escola Estadual Padre Aurélio Góis, do município de Junqueiro (AL), autora de "Brasil, uma mãe gentil para os filhos de seus municípios". A segunda colocação ficou com Bruna Clemente Gontijo, de Minas Gerais, com “Minha cidade, berço de um patrimônio imaterial”. O terceiro lugar foi de Rodrigo de Brito Sá, do Piauí, com “Meu município, uma peça no quebra-cabeça brasileiro”.

Clique aqui para ler o texto de Rodrigo de Brito Sá

Nos próximos dias, não perca os outros dois trabalhos premiados.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!